terça-feira, 17 de outubro de 2006


Será que existe simetria nas pétalas da orquidea?

Jucela e Nereu meus companheiros de grupo, fieis escudeiros em pesquisa de campo. Eu? Eu estou fazendo a foto é claro!

Pessoal, neste final de semana li sobre Piaget. Confesso que foi muito produtivo. Destaco a seguinte idéia proposta por esse grande pensador:"Se você responde à dúvida da criança, evita que ela aprenda".
A partir das leituras sobre Piaget passei a entender melhor os tutores do curso. Ao iniciá-lo acreditava que iriamos esclarecer muitas dúvidas, mas ao contrário elas foram provocadas. Nos fizeram "quebrar a cabeça" em vez de nos oferecerem respostas prontas.
Hoje eu e meu grupo estamos comparando e interpretando materiais diversos sobre simetria, criamos um ambiente de aprendizagem centrado na dúvida. Estamos problematizando, tentando achar a resposta por diversos percursos; percursos estes que estão discriminados no wiki

2 comentários:

rita maria da silva disse...

Oi Celoy, adorei o teu blog rosa!
Gostei do teu tema!Espero que tenha mto sucesso no PA!
Bjos Rita

Berenice disse...

Celoy! Que bom ver um grupo assim com tanta energia! Disposição para investigar, ler! Parabens também pela apresentação do blog! Mas é verdade. Esta proposta pedagógica contribui para que o estudante pesquisador construa seu conhecimento sempre que busca resolver situações problemáticas. Dessa forma, os envolvidos nos projetos de aprendizagem interagem com os colegas do grupo, com os professores, com o restante da turma, até conseguirem dar conta de seus problemas e partirem para outros mais complexos.
Mas para promover este movimento de “dar conta de seus problemas” construírem novos conhecimentos, é importante propiciar ao estudante situações de confronto, provocar perturbações que produzam desequilíbrios! e depois? desacomodados ficarão????O que fazer???