PERGUNTAS INTELIGENTES:O que é isto?
Concordo com a professora Íris quando ela diz que deve-se olhar com cuidado a divisão do saber em várias disciplinas. Estas muitas vezes dão a falsa sensação de arrumação. Devemos olhar a correlação entre os saberes , e não apenas partes de um todo.
A perspectiva construtivista de Piaget coloca a criança (e não o professor) como centro dos processos de aprendizagem. Atribui a ela um papel ativo, como a responsável por seu próprio processo de aquisição de conhecimentos. Com isso, as atividades espontâneas da criança, a criatividade, a autonomia na resolução de situações-problema e os erros infantis ganham relevo dentro do processo educativo.Portanto o professor precisa conhecer o modo como as crianças aprendem e como se desenvolvem e, levar isso em conta na hora de planejar suas atividades.PERGUNTAS INTELIGENTES:O que é isto? Nos faz refletir sobre como formar um CIDADÃO critico, que questiona, propõe hipóteses e tira as próprias conclusões. É necessário que a escola aproveite o desejo de descobrir, entender, argumentar próprio das crianças e jovens, para estimular a investigação e construção do conhecimento. O professor, muitas vezes, inicia sua aula fazendo perguntas que visam apenas conferir conteúdos assimilados. Elas possuem apenas uma resposta certa. Não é deste tipo de pergunta que leva ao crescimento e sim aquelas que perguntas que fazem raciocinar, que motivam o diálogo e que podem ter muitas respostas certas.
Concordo com a professora Íris quando ela diz que deve-se olhar com cuidado a divisão do saber em várias disciplinas. Estas muitas vezes dão a falsa sensação de arrumação. Devemos olhar a correlação entre os saberes , e não apenas partes de um todo.
A perspectiva construtivista de Piaget coloca a criança (e não o professor) como centro dos processos de aprendizagem. Atribui a ela um papel ativo, como a responsável por seu próprio processo de aquisição de conhecimentos. Com isso, as atividades espontâneas da criança, a criatividade, a autonomia na resolução de situações-problema e os erros infantis ganham relevo dentro do processo educativo.Portanto o professor precisa conhecer o modo como as crianças aprendem e como se desenvolvem e, levar isso em conta na hora de planejar suas atividades.PERGUNTAS INTELIGENTES:O que é isto? Nos faz refletir sobre como formar um CIDADÃO critico, que questiona, propõe hipóteses e tira as próprias conclusões. É necessário que a escola aproveite o desejo de descobrir, entender, argumentar próprio das crianças e jovens, para estimular a investigação e construção do conhecimento. O professor, muitas vezes, inicia sua aula fazendo perguntas que visam apenas conferir conteúdos assimilados. Elas possuem apenas uma resposta certa. Não é deste tipo de pergunta que leva ao crescimento e sim aquelas que perguntas que fazem raciocinar, que motivam o diálogo e que podem ter muitas respostas certas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário