terça-feira, 24 de outubro de 2006

Olá!
Estou fazendo as leituras dos textos propostos pelo curso e hoje vou comentar "Qual é a questão? Adorei os exemplos citados e a forma como as autoras abordam a função da pergunta, da dúvida na construção do conhecimento. Acredito que as crianças se desenvolvem melhor dentro e fora da escola quando questionam e refletem sobre o mundo e entendem o sentido do que dizem e fazem.
Quando elaboram questões de seu interesse as crianças são capazes de refletir sobre a realidade e buscam respostas criativas.
Para levar os alunos a avançar no raciocínio, as maiores armas dos professores são a pergunta e a imparcialidade como mediadores das discussões, nesse sentido lançar mão dos projetos de aprendizagem é fundamental, eles possibilitam o enriquecimento das aulas de qualquer disciplina, porque os alunos se tornam mais criticos e questionadores.
No entanto, assim como o aluno, o professsor também deve refletir. Ele tem que se questionar sobre sua pratica pedagógica e o significado que dá aos conteúdos que ensina.
Cabe aqui ressaltar as sábias palavras de Lea da Cruz Fagundes em entrevista a revista Nova Escola -maio/2004 "Aprender é libertar-se das rotinas e cultivar o poder de pensar".

3 comentários:

Berenice disse...

Oi, Celoy,É isso mesmo, penso assim também, quando você diz que os projetos de aprendizagem provocam movimentos no professor, quando ele tem que se questionar e refletir sobre sua prática e também no estudante, possibilitando que ele seja um estudante crítico e questionador.Esta é uma potencialidade dos PA!
Quando você diz que os projetos de aprendizagem "possibilitam o enriquecimento das aulas de qualquer disciplina" acredito que estamos caminhando para "romper as barreiras entre as disciplinas", pois se os projetos de aprendizagem são construídos a partir do interesse dos estudantes, então ele é um projeto daquele grupo, né? (e não de uma disciplina) Bem, sendo assim, o interessante é que podemos inserir os conteúdos das diversas disciplinas que emergem daquele projeto, potencializando o trabalho coletivo, e rompendo um pouquinho com as barreiras entre as disciplinas! que achas?

Nereu Zanchet disse...

Celiy, concordo com você quando diz que apergunta é uma grande forma do professor motivar o aluno. Se soubermos usar bem este inrumento, ele poderá ser bastente útil

Nereu Zanchet disse...

Celiy, concordo com você quando diz que apergunta é uma grande forma do professor motivar o aluno. Se soubermos usar bem este inrumento, ele poderá ser bastente útil