terça-feira, 24 de outubro de 2006

Olá!
Estou fazendo as leituras dos textos propostos pelo curso e hoje vou comentar "Qual é a questão? Adorei os exemplos citados e a forma como as autoras abordam a função da pergunta, da dúvida na construção do conhecimento. Acredito que as crianças se desenvolvem melhor dentro e fora da escola quando questionam e refletem sobre o mundo e entendem o sentido do que dizem e fazem.
Quando elaboram questões de seu interesse as crianças são capazes de refletir sobre a realidade e buscam respostas criativas.
Para levar os alunos a avançar no raciocínio, as maiores armas dos professores são a pergunta e a imparcialidade como mediadores das discussões, nesse sentido lançar mão dos projetos de aprendizagem é fundamental, eles possibilitam o enriquecimento das aulas de qualquer disciplina, porque os alunos se tornam mais criticos e questionadores.
No entanto, assim como o aluno, o professsor também deve refletir. Ele tem que se questionar sobre sua pratica pedagógica e o significado que dá aos conteúdos que ensina.
Cabe aqui ressaltar as sábias palavras de Lea da Cruz Fagundes em entrevista a revista Nova Escola -maio/2004 "Aprender é libertar-se das rotinas e cultivar o poder de pensar".

2 comentários:

NEREU disse...

Celiy, concordo com você quando diz que apergunta é uma grande forma do professor motivar o aluno. Se soubermos usar bem este inrumento, ele poderá ser bastente útil

NEREU disse...

Celiy, concordo com você quando diz que apergunta é uma grande forma do professor motivar o aluno. Se soubermos usar bem este inrumento, ele poderá ser bastente útil