segunda-feira, 30 de outubro de 2006

CONTEÚDOS
Diante do intenso ritmo de mudanças de nossa sociedade, temos necessidade constante de atualização e reflexão sobre a escola como um espaço de troca e construção de conhecimento. O texto Conteúdos: Para quê? Por quê? Reflete os desafios que se apresentam aos educadores diante do referencial da escola que se desenha nesse novo século.Para o professor cabe transmitir o legado acumulado pela sociedade, levar as crianças a dominar informações de diversas áreas do conhecimento e, principalmente, aprender a construir conhecimentos.É inegável a necessidade urgente de mudança, o professor sabe disso, no entanto, em contrapartida surge também o conflito em ter que abandonar velhos paradigmas como a fragmentação dos saberes e a organização dos currículos que até lhes garantiram segurança.
Sabemos que a escola costuma trabalhar conteúdos que não fazem sentido imediato para os alunos, são ineficientes e insuficientes para os cidadãos do futuro. Ou seja, a escola fragmenta a realidade e ignora o verdadeiro sentido de se educar.
Nesse contexto, os Projetos de Aprendizagem são uma evolução porque, além de tratar de assuntos de interesse dos alunos, eles contextualizam essas aprendizagens na busca de uma ação ou produto final.
Não se trata, porém de não haver mais a transmissão de informações por parte do professor, mas sim de rever essa transmissão no sentido de utilizá-la para dar pistas, fazer propostas, abrir trilhas para que o aluno construa o seu conhecimento, ou seja compartilhar com os alunos uma aprendizagem com sentido, desenvolvendo as capacidades de procurar, localizar, gerir e analisar criticamente as informações disponíveis.

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