quarta-feira, 2 de maio de 2007



PARA REFLETIR!


O ato de avaliar está presente em todos os momentos do processo ensino-aprendizagem. A clareza do ato é que nem sempre está implícita para todos os que estão envolvidos, direta ou indiretamente no processo.
Optar por uma avaliação exige que se defina que tipo de cidadão se pretende formar: submisso ou autônomo, que apenas se submete a ser pensado, ou que pensa por si mesmo. Avaliamos quando examinamos o que queremos, o que estamos construindo e o que conseguimos. É preciso analisar que respostas queremos quando avaliamos.
Há muito se vem trabalhando com uma avaliação de rendimento escolar autoritária, ou seja, não é usada corretamente pelos professores, pois estes não respeitam o ambiente e a realidade nos quais o aluno está inserido. Ainda, numa educação que prioriza o depósito de informações, onde um ensina e o outro aprende, os instrumentos de avaliação são utilizados apenas como medidores do conhecimento, e com isso afastam-se das peculiaridades e características humanas, caracterizando-se como uma ferramenta de exclusão escolar e social.

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